Fies Medicina

Sem dúvidas um dos cursos mais concorridos e difíceis para quem almeja uma vaga em universidade é o de medicina. Quer tentar um financiamento através do Fies? Reunimos em um artigo, todas as informações que você precisa saber para participar e realizar o sonho de concluir o ensino superior na instituição de sua escolha.

Veja Também: saiba mais sobre o SisFies

publicidade

Fies Medicina – Saiba Mais

As parcelas do Fies Medicina são pagas após o período de carência, sendo que a taxa de financiamento circula em 3,4% ao ano. Dentre os requisitos mínimos para participar, estão inclusos os de qualquer outro curso, tais como:

– Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e conseguir a nota mínima indicada para participar do Fies.

– Dependendo da instituição, a aprovação do comitê pode se estender pelo prazo de 10 dias, você precisará encaminhar toda a documentação e encontrar um fiador.

Uma dica muito útil são as simulações através do site SisFies onde o candidato tem acesso aos valores da mensalidade, a fim de se programar para arcar com os custos de moradia e alimentação. Também é possível encontrar a relação completa de cursos oferecidos por muitas universidades através da ferramenta.

A partir do momento em que você o envia a sua proposta de financiamento ele é avaliado, e precisa ser aceito pela instituição no qual possui interesse em estudar.

Fies Medicina

Fies Medicina – Notas de corte e concorrência

Quanto a nota de corte, pode oscilar entre 662 e 788, mas isso depende da instituição e da época no qual você solicita o financiamento. A média em questão foi feita com base no ano de 2016. É possível nas próximas edições a competição fique ainda maior e a concorrência também se amplie. Inicie os seus estudos e preparo com antecedência.

FIES Medicina – Como fazer inscrição?

Ao acessar o site do SisFies, insira o seu CPF, endereço válido e data de nascimento. Os próximos passos são destinados aos dados pessoais e informações sobre a sua renda familiar.

Escolha o banco para fazer o financiamento e confirme os dados de inscrição antes de partir para a última etapa. Todos os seus dados serão apurados pelo CPSA. Assim que o candidato obtiver a resposta, será concedido um prazo de dez dias para encaminhar toda a documentação a instituição.

O abatimento nas prestações do Fies, pode ser feito através da participação do aluno no programa social Saúde da Família. A partir do momento que o tempo de trabalho se torna insuficiente para o pagamento das parcelas, estas serão retomadas para que seja feita a quitação de sua dívida.

Atualmente o Fies trabalha com um tempo de carência de 18 meses.

Mais alternativas para estudar Medicina

Você pode optar por tentar uma vaga no ProUni (Programa de Universidade para Todos). A exemplo das edições anteriores, para conseguir uma boa classificação em Medicina a média na nota de corte requerida ficou em torno de 750 para universidades particulares de boa qualidade.

No ano de 2016 houve um salto com a média de corte variando entre 750 e 780 até o 3º dia de disputa. As notas mais altas nas capitais chegaram a 791,66 pontos em Fortaleza, e a 790,52 em Curitiba.

O ProUni consegue oferecer bolsas que variam de 50% até 100% dependendo da nota do aluno no Enem. No entanto, para concorrer, é necessário comprovar renda não superior a um salário minimo e meio por membro da família. Para as bolsas de 50% a exigência cai para 3 salários.

O cadastro para participar do ProUni deve ser feito através do site oficial: http://siteprouni.mec.gov.br/. Lá você também encontrará mais informações sobre o sistema, requisitos e as datas para os processos seletivos de estudantes, não deixem de conferir. A definição se você pode ou não estudar na instituição de ensino que escolheu e o quanto você se preparou para encarar a concorrência. Em todo o caso, não tenha dúvidas, seja através do Fies ou ProUni o investimento valerá muito a pena.

publicidade