Renovação Adiantamento Fies

Antes de falarmos da Renovação Adiantamento FIES, é importante saber que muita gente tem o objetivo cursar o ensino superior, e um dos recursos que podem ajudar ao estudante tornar este objetivo possível, é o FIES – Financiamento Estudantil. É um programa onde as mensalidades da faculdade são pagas pelo Governo, e depois de formado o estudante faz o reembolso através de prestações, para os que já usufruem do benefício devem ficar atento quanto a renovação do adiantamento Fies.

Renovação Adiantamento FiesDesde dezembro de 2014, as regras para conseguir um contrato com o FIES mudaram, sendo que os critérios ficaram mais rigorosos: há uma nota mínima a ser tirada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), há limite no reajuste das mensalidades e o prazo para se cadastrar foi encurtado.

publicidade

Para as pessoas que conseguiram o financiamento, há a necessidade de renovar esse contrato a cada seis meses. Esse processo, também chamado de aditamento, é a recontratação do FIES. Para realizar a recontratação, deve-se entrar no Sistema Informatizado do FIES (SisFies) e fazer um cadastro.

Renovação Adiantamento Fies – Prazo

É preciso ficar atento para não perder o prazo do aditamento. Em 2015, o prazo se encerrou no dia 20 de julho, mas os que não o fizeram poderão realizá-lo no segundo semestre, a partir do dia 03 de agosto. Há dois tipos de aditamento do FIES: o simplificado e o não simplificado. No aditamento simplificado não há nenhuma alteração no contrato feito. Já no aditamento não simplificado há alguma mudança nas cláusulas contratuais.

Após um prazo de até 20 dias depois da solicitação da Comissão Permanente de Supervisão de Acompanhamento (CPSA), o estudante precisará informar o CPF e a senha cadastrada. Se os dados estiverem corretos, o aluno deve se dirigir a CPSA a fim de retirar o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula) assinado pelo presidente ou vice-presidente da CPSA.

Renovação Adiantamento Fies – Tutorial e Vídeo

Sobre o FIES

O FIES é uma grande ferramenta para ingressar no curso superior. Contudo, é preciso se certificar de que há enquadramento nos requisitos para conseguir o contrato e, depois de o contrato feito, não se pode deixar de fazer o aditamento ou renovação a cada seis meses. Vale a pena ficar atento aos prazos e às notícias relacionadas ao programa.

publicidade