SisFies

O SisFies é o canal de inscrição para o programa de financiamento estudantil do governo federal. Por meio do site do sistema as instituições mantenedoras (faculdades e universidades participantes do FIES) podem informar os dados cadastrais e financeiros, consultar saldo de CFT-E e extrato de repasse do benefício pela participação do programa, realizar o pagamento de tributos, emitir comprovante de pagamento, solicitar recompra de CFT-E , entre outras operações administrativas.

SisFies Seleção

O SisFies é o canal de comunicação entre quem quer fazer parte do Fies e a seleção do programa. Os interessados em uma vaga nesse processo de seleção precisam ficar de olho no momento em que o governo faz a liberação das possibilidades de financiamentos. A verba disponibilizada pelo Governo Federal é bem limitada, por isso, é preciso ficar de olho no período de inscrição e se apressar para não ficar de fora.

publicidade

FIES-Como-cancelar-pelo-SISFIES-1

A inscrição funciona por etapas, sendo que a primeira é a chamada pré-seleção, depois a confirmação dos dados e a seleção, para somente no final ter que comparecer na faculdade com a documentação solicitada pelo programa e para que seja concluído o processo. Se a documentação estiver correta o aluno precisa comparecer um outro dia com o fiador e seus documentos para concluir a participação no Fies.

  • Veja Mais: Saiba o valor do reajuste do Juros FIES

Sisfies – Pré-inscrição

O primeiro passo para se cadastrar no SisFies é fazer um pré-cadastro no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) e declarar as informações solicitadas por meio do site do sistema. Se for a primeira vez que o aluno participa do cadastro é necessário informar o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, um endereço de e–mail válido e que você acesse sempre, e para finalizar, uma senha para acessar o programa.

Depois de fazer esse primeiro cadastro é necessário confirmar a inscrição por meio de uma mensagem que você vai receber em seu endereço de e–mail, que vai fazer esse pré-cadastro virar um cadastro definitivo para concorrer a uma vaga no programa. Essa validação é muito importante, pois esse e-mail será o meio de comunicação entre o programa e você. Depois de todas as confirmações realizadas no Fies Seleção é que o estudante fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

Cadastro Sisifies

Somente depois de ser pré-selecionado que o estudante deverá acessar o SisFies novamente e efetivar sua inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado. Depois, chegou o momento de validar as suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na universidade ou faculdade que frequenta. Essa validação precisa ser feita em até 10 dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição por meio do sistema.

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

No ato da inscrição no SisFies, o aluno deverá escolher a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

SisFies – Login

Para fazer o login no programa é necessário acessar o link: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login. Por meio desse link você consegue se candidatar a conquistar um financiamento por meio do Fies. É através desse link que você consegue acompanhar a sua inscrição e saber se foi selecionado para levar a documentação ao CPSA da sua universidade ou faculdade.

Após a seleção ser confirmada os estudantes precisam comparecer a um agente financeiro do Fies no prazo de até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA da sua faculdade, para formalizar a contratação do financiamento.

Renovação Sisfies

Confira como fazer a renovação de Matrícula e Aditamento do Fies:

– 1° Passo: Aceite o Termo de Acordo

O primeiro passo é aceitar o Termo de Acordo, documento esse que firma o acordo de parceria entre o estudante e a Universidade durante o semestre. Estudantes menores de 18 precisam que os paios ou responsáveis legais preencham o termo e entregue pessoalmente na universidade. Para acessar o termo por meio do site da universidade que você estuda e aceite o termo.

– 2º Passo: Solicitação de Disciplinas

Depois de aceitar o Termo é hora de escolher a disciplina. Acesse o site da sua universidade e faça a escolha das disciplinas.

– 3° Passo: Realização do Aditamento

Agora, acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br e clique na opção Aditamento de Contrato até a data prevista para o seu atendimento, confirme os dados e se estiverem corretos imprima o Comprovante de Conclusão da Solicitação de Aditamento.

Após a validação acima, você deverá imprimir o Comprovante de Conclusão da Solicitação de Aditamento. Para mais informações acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br.

publicidade