Como conseguir Fies para Odontologia

publicidade:

O curso de odontologia tem sido um dos mais procurados do nosso país. Os profissionais que atuam nessa área são muito bem pagos e há um mercado muito grande à disposição daqueles que escolheram a área.

FIES Odontologia

Sem dúvidas, o maior problema está na concorrência, não é fácil conseguir uma vaga, seja nas instituições privadas, com bons descontos nas mensalidades se utilizando de programas como o ProUni ou possibilidades de financiamento através do Fies, ou nas públicas, onde as vagas são provenientes de uma intensa disputa. Com isso, grande parte daqueles que almejam a atuação profissional como dentistas acabam ficando fora das salas de aula.

publicidade:

Sobre o Fies para Odontologia

O Fies é um programa criado pelo governo que visa garantir o acesso ao ensino superior. Especificamente para o curso de Odontologia e outros em áreas da saúde, as chances são maiores, pois as vagas são prioritárias.

O processo seletivo do Fies ocorre duas vezes por ano. Ele é feito sempre ao início de cada semestre letivo, logo após a seleção dos alunos em programas como SiSU e ProUni.

Todos os prazos são divulgados pelo MEC, por isso os interessados devem se manter atentos as novidades para não perder a chance de participar.

A exigência para que você possa concorrer as vagas é ter feito o Enem a partir de 2010, o candidato também não pode ter zerado na redação, e o seu desempenho deve ser superior a 450 pontos. Quanto a renda familiar, não deve ser superior a 2,5 salários mínimos por pessoa.

Como se inscrever no Fies para Odontologia

Ao acessar o site do Fies, especificamente durante o período determinado pelo MEC, você pode participar do processo de seleção fazendo as suas inscrições gratuitamente. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site do Fies durante o período indicado para inscrições e seleção;
  • Preencha corretamente o formulário contendo as informações pessoais que serão solicitadas e espere o envio do e-mail de confirmação;
  • Ao abrir o e-mail de confirmação, e siga os passos indicados para ativar a sua inscrição;
  • Acesse novamente o site do Fies e escolha o curso de Odontologia para o financiamento entre as vagas ofertadas;
  • Para concluir a sua inscrição, siga atentamente as orientações do sistema e confirme-a.

Aqueles que forem selecionados, deverão preencher uma nova ficha no site do SisFies. Também será necessário encaminhar todos os documentos para a sua inscrição na universidade do qual você foi selecionado. Há um contrato que deve ser feito em agências da Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil para o início da concessão do benefício.

Mantenha-se atento aos prazos! Apesar do curso estar na lista dos prioritários, ainda sim, com as reformulações feitas pelo governo no ano de 2015, conseguir o aceso está cada vez mais difícil.

São direcionadas para a área da saúde, engenharias e formação de professores, 70% das vagas. Esta distribuição é feita por microrregião e leva em consideração principalmente os dados de desenvolvimento do local, com base no que é divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

publicidade:

Sobre o Fies

Criado pelo governo, o Fies tem a finalidade de incentivar os alunos de baixa renda a terem a possibilidade de serem selecionados para universidades privadas de qualidade e conseguirem o acesso ao ensino superior. Você pode iniciar o pagamento de sua dívida um ano e meio após ter concluído a sua graduação.

Os juros oferecidos para o financiamento estudantil estão abaixo do mercado e é possível parcelar a dívida em até três vezes a duração do curso financiado.

Quem está buscando por oportunidades em Odontologia, só irá descobrir as universidades que oferecem durante o período de seleção. Mas fique despreocupado com a qualidade delas, pois o MEC só seleciona instituições com avaliações positivas, ou seja, onde quer que você vá estudar, tenha a certeza de que contará com uma boa formação. Abaixo selecionamos algumas das opções que oferecem o financiamento através do Fies:

  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como conseguir Fies para Odontologia
publicidade: