FIES 2018 ainda vai funcionar? Saiba aqui!

publicidade:

Participar de um curso de graduação é um objetivo de diversas pessoas, mas nem todas possuem as condições financeiras ideais para pagar as mensalidades. Dessa forma o Governo Federal lançou vários programas para ajudar essas pessoas(como o Matricula facil no RJ), e o mais famoso deles é o Fies.

O que é o Fies?

O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) foi criado em 1976 ainda no regime militar, em 1999 passou por grandes mudanças. Mas foi na década de 2000 que tomou as proporções que tem hoje. Para conseguir uma dessas bolsas o estudante deve participar de um curso aprovado pelo MEC (Ministério da Educação). O Fies proporciona bolsas de 100% para alguns alunos e de 50% para outros.

publicidade:

Novo Governo em 2016

Em 2016 o Brasil passou por um processo de mudança no Governo Federal, o que implicou em diminuição nos valores destinados para os programas de assistência social, como Prouni (Programa Universidade Para Todos), Bolsa Família, Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o Fies, com isso surgiram muitas dúvidas em relação a continuidade desses programas. Ao menos para 2018, o Fies está garantido, embora ofereça menos vagas e seja mais complicado o processo seletivo.

Quem poderá solicitar o Fies em 2018?

Poderá participar do Fies as pessoas que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior e conseguiram ao menos 450 pontos, mas quanto for maior a nota, mais possibilidades de atingir o objetivo. É fundamental nunca ter concluído um curso de ensino superior, e fica dentro da renda mensal exigida. Por tanto, quem cumpre a condição financeira exigida poderá concorrer a uma das bolsas. Embora sofra mudanças para 2018, o Fies continua sendo uma ótima oportunidade para entrar na faculdade, e realizar um curso superior.

Novos juros do Fies

Embora ainda ofereça taxas de juros abaixo dos financiamentos bancários e de outros financiamentos estudantis, o valor cobrado pelo Fies aumentou no último ano. Antes o programa cobrava juros de 3,4%, mas subiu para 6,5%. Para 2018 não deverá acontecer um novo reajuste, que fica para 2018. Lembrando que esse aumento vale para todos os beneficiários, não apenas os novos participantes.

Como se inscrever no Fies?

As inscrições para o Fies acontecem duas vezes por ano, a primeira delas em janeiro e a segunda em junho. Tudo é feito através do site do MEC (Ministério da Educação). Após ser aprovado, o candidato deverá comparecer a instituição onde ganhou o benefício, e comprovar a sua situação financeira, que não pode ser acima de 3 salários mínimos per capita. Muitas pessoas acabam perdendo o direito do benefício por não apresentarem os documentos exigidos.

Renovação do Fies para 2018

O MEC todos os anos abre um período para o aditamento do Fies, que serve para os alunos que já possuem o benefício renovar o vínculo. Os períodos costumam ser prolongados, pois nem todos conseguem realizar a tempo. Mas para 2018 isso também pode ser alterado, os prazos para o aditamento devem ser menores, e não devem ser prolongados.

publicidade:

Bom pessoal, esperamos que as informações tenham sido úteis ok? Quaisquer sugestão só deixar nos comentários!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

FIES 2018 ainda vai funcionar? Saiba aqui!
publicidade: