FIES Sem Fiador

publicidade:

fies (2)Já sabemos que o FIES é um programa do MEC destinado à concessão de financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores presenciais particulares, e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Justamente por se tratar de um financiamento bancário de alto valor é exigido um fiador para contratação do FIES.

Há como financiar sem um fiador?

Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.

Porém, ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Se o estudante não se enquadra dentro dessas opções deverá optar pelos dois tipos de fiador.

publicidade:

Quem NÃO poderá ser fiador?

• Cônjuge ou companheiro (a) do estudante;

• Estudante beneficiário do Programa de Crédito Educativo — PEC/CREDUC, salvo no caso de quitação total do financiamento;

• Cidadão estrangeiro, exceto cidadão português que comprovadamente possua a concessão dos benefícios do Estatuto da Igualdade, conforme Decreto nº 3.927, de 19 de setembro de 2001, comprovada por meio da carteira de identidade de estrangeiro emitida pelo Ministério da Justiça;

• Estudante que possua financiamento vigente concedido no âmbito do FIES.

FIES – Fiança convencional

A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante, considerados os descontos de pontualidade e de caráter coletivo oferecidos pela IES.

Em se tratando de estudantes beneficiários de bolsa parcial do ProUni, o fiador deverá possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual à parcela mensal da semestralidade, observados os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela IES, inclusive aqueles concedidos em virtude de pagamento pontual.

Fiança solidária FIES

O grupo de fiadores deverá ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupo de 3 a 5 participantes não sendo exigida a comprovação de rendimentos. Os estudantes deverão obrigatoriamente ser da mesma IES e do mesmo local de oferta do curso. Os estudantes não poderão ser do mesmo grupo familiar e ficarão restritos a oferecer essa modalidade a apenas um grupo.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

publicidade:
FIES Sem Fiador
publicidade: