Questões de Vestibular 2016

publicidade:

Todos os anos, e não seria diferente para o vestibular 2016, a maratona de estudos é a mesma, com os candidatos fazendo cursinhos, baixando provas e fazendo simulados e segurando a tensão normal que existe nesta fase da vida. Os professores de cursinho sempre recomendam que o treinamento para o vestibular seja feito através de provas aplicadas nos anos anteriores, sendo este um recurso mais do que explorado e o mais acertado até agora.

A ideia básica é que o aluno conheça o estilo da prova, pois isso evita o desafio maior que todos enfrentam no dia, a ansiedade.

vestibular 2016

publicidade:

As provas do vestibular são parecidas

Depois da implantação do Enem, principalmente, as provas de vestibulares acabam tendo um estilo bastante parecido. Assim, quando o aluno faz um simulado de uma prova de determinada faculdade, mesmo que não preste o vestibular 2016 para ela, vai estar mais familiarizado com o estilo e com a conformação da prova, um dado que pode ajudar bastante na hora do exame real.

O treinamento com as provas anteriores é também importante por fornecer a chance de colocar em prática tudo o que o aluno estudou. Assim, quanto mais simulados fizer, mais estará testando os próprios conhecimentos, podendo se preparar devidamente se encontrar dificuldade em alguma questão ou matéria.

A ideia é fazer o simulado como se fosse o vestibular de verdade

Os professores de cursinhos também recomendam que o aluno, na hora de resolver as questões do simulado, faça como se estivesse fazendo o vestibular de verdade. Procurar um lugar bem iluminado, sentado em uma cadeira como se estivesse na sala de provas, sem ouvir música ou ver televisão, ou seja, criar o cenário próprio, como se estivesse no vestibular. Isso ajuda na concentração e vai eliminar a ansiedade.

O candidato ao vestibular 2016 também pode trazer maior realismo ao cenário montado quando faz um simulado, fazendo o teste no mesmo horário em que irá prestar o vestibular. Então, se o vestibular for das 8 da manhã ao meio dia, esse tempo deve ser dedicado ao simulado, esquecendo o celular no quarto, levando uma garrafinha com água e alguma barra de cereal para matar a fome e se isolando, como vai ficar no dia do vestibular.

Para as provas de geografia e história ou sociologia, por exemplo, pode haver alterações e atualizações nas questões, mas as provas de matemática, física, química e biologia, em geral, não possuem muitas alterações. Fórmulas não mudam como o noticiário, e isso é excelente para treinar, para verificar até que ponto está entendendo e também para tirar dúvidas.

No caso das provas da área de humanas, as questões servem como modelo, para que o candidato conheça melhor o uso de mapas e tabelas. Como o programa é bastante amplo e são matérias que se atualizam todos os anos, muito raramente o candidato irá encontrar questões parecidas, e isso também serve para saber em que deve se atualizar, principalmente quando comparar simulados de anos diferentes.

Depois de feito o simulado, corrigir e resolver as dúvidas

O simulado deve ser feito até o final do prazo, não deixando de responder qualquer questão e se comportando como se estivesse no vestibular real. Só assim o aluno poderá sentir a pressão que irá passar no dia do vestibular e só assim irá se controlar melhor.

publicidade:

Depois de responder todas as questões, o candidato deve fazer a correção com o máximo critério possível, pegando o gabarito e comparando com o que respondeu. Se errou alguma questão, deve anotá-la para tirar a dúvida. O retorno que consegue com isso é muitas vezes melhor do que os estudos feitos para a prova.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Questões de Vestibular 2016
publicidade: